quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os dentes e a nossa vida interior

Nosso corpo revela aquilo que não percebemos em nós.” 1

O que ocorre com nossa saúde bucal mostra sentimentos, pensamentos e atitudes dos quais muitas vezes não temos consciência. Geralmente todos associam os dentes a algo bom como: beleza, saúde e vida. Portanto, toda vez que rejeitamos nossos dentes naturais estamos também rejeitando a beleza e o que é saudável que existe em nosso interior psíquico. Também é muito comum a pessoa ter sonhos com os dentes que podem ser interpretados à luz da Trilogia Analítica, como no exemplo a seguir:
A sra. G.G. sonhou que seu dente central estava partido em 3 pedaços, olhava triste para ele e pensava por que não havia cuidado dele, deixando-o nesse estado. Ela associou seu dente a beleza, alegria e comunicação. Essa análise demonstrou aquilo que G.G. “quebra” na sua vida e não cuida. Assim, ela percebeu por que ultimamente andava triste e desanimada, não sorria muito e rejeitava seu trabalho de vendas.
O que torna o indivíduo doente, seja psíquica ou fisicamente é a censura que ele faz à consciência que ele tem de ter, principalmente dos erros e dos enganos que comete. O sonho mostra de um modo simbólico o que a pessoa tem que ver para adquirir sanidade.
1.Pacheco C., De olho na saúde,Ed. Proton 2007 pg. 95